LaMelo Ball é um dos maiores prospects do basquete mundial. Melo, como é conhecido, é um dos três irmãos Ball, que até bem pouco tempo tiveram a oportunidade de estar todos na NBA, mas o irmão do meio, LiAngelo Ball, foi dispensado pelo Detroit Pistons.

No entanto, LaMelo pode ser o mais talentoso dos três. Embora Lonzo Ball tenha sido uma escolha altamente elogiada, o jogo de LaMelo é mais adequado para a NBA moderna. Justamente com ele sendo escolhido por uma franquia como o Charlotte Hornets, ele tem a oportunidade de fazer grandes números o como o principal armador do time.

Os GMs da NBA entendem o valor que LaMelo Ball traz e, portanto, previram que ele seja o Rookie of the Year nesta temporada. Ele recebeu 39% dos votos na 19th Annual NBA GM Survey ( Pesquisa Anual dos GMs da NBA).

James Wiseman do Golden State Warriors ficou em segundo lugar com 29% dos votos. Em terceiro lugar está Obi Toppin do New York Knicks com 18% dos votos. A escolha número um do draft ficou em quarto lugar, com Anthony Edwards do Minnesota Timberwolves com 7% dos votos.